No Ensino Médio, a professora Vírginia, também inovou.
Olhem a participação dos alunos.
Os alunos e Vírginia e seu bom humor, apesar do cansaço!
Estas aulas dão fome!
Parabéns alunos e Professora - pois o conhecimento se contrói e não se esquece jamais.
Aula preparada pela Professora:
C. E. DR NEWTON ALVES
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
Assunto: CONFECÇÃO DE ORGANELAS
Disciplina: BIOLOGIA
2º ANO Turma: 2002 – Noturno
Professora: VIRGÍNIA CRISPIM
ANO LETIVO: 2012
OBJETIVOS:
1-Reconhecer os diferentes tipos de organelas, bem como as suas funções;
2-Reconhecer uma célula eucariótica e procariótica identificando suas principais partes;
3-Elaborar as organelas das células eucarióticas animal, vegetal e procariótica comestível;
4-Diferenciar a célula eucariótica animal da vegetal;
5-Diferenciar a célula eucariótica da procariótica;
6-Expressar seu lado artístico, bem como o desenvolvimento de suas criatividades.
CONTEÚDOS:
Célula eucariótica animal;
Célula eucariótica vegetal;
Célula procariótica.
TEMPO ESTIMADO:
Duas semanas, sendo a primeira para pesquisa dos temas e a segunda para apresentação das organelas celulares a partir da confecção da mesma.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Pesquisa sobre as diferentes funções de suas estruturas celulares;
Ingredientes alimentares diversos trazidos pelos alunos, depois de combinação prévia;
Papel e palito de dente para identificação das estruturas celulares.
ESTRATÉGIAS:
Após uma prévia explicação sobre células procarióticas e eucarióticas, suas semelhanças e suas diferenças, os alunos deverão fazer uma pesquisa das estruturas das células eucariótica (animal ou vegetal) e procariótica em grupo. Os alunos devem pesquisar também, as respectivas funções de cada organela e quais destas são exclusivamente da célula eucariótica animal e quais as da célula eucariótica vegetal.
Dividir a classe em grupos de alunos, os quais podem decidir que ingredientes utilizarão para representar as organelas das células. Doces podem ser utilizados: por exemplo, jujuba para representar a mitocôndria, fios de ovos para o retículo endoplasmático, etc.
AVALIAÇÃO:
Será realizada durante todo desenvolvimento do trabalho, para verificar o conhecimento inicial e os avanços dos alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades. Observando ao final se eles conseguiram alcançar os objetivos estabelecidos.
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