“Aquele que alivia o fardo do mundo
para o outro não é inútil neste mundo”
(Charles Dickens)."
Acabei me emocionando com o Projeto AFETIVIDADE, pois o que não falta no mundo atual é Violência. E nós, estamos esquecendo de quem precisa de nosso carinho e afetividade.
A Filosofia do C.E.Dr. Newton Alves é educar para formar cidadãos.
E este grupo de professoras estão colocando isso em prática.
ELABORADO POR: Virgínia Crispim
Tânia Germano
Patrícia Faria
PÚBLICO-ALVO: Turma 602 do Ensino Fundamental
1 – INTRODUÇÃO:
Atualmente na sociedade em que vivemos os valores e regras que sustentam o indivíduo têm sido negados e violados. Sendo assim, percebe-se que “a afetividade é a dinâmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar. Inicia-se a partir do momento em que um sujeito se liga a outro pelo amor”. A afetividade seria a energia, que move a ação, enquanto a razão seria o que possibilitaria ao sujeito identificar desejos, sentimentos variados, e obter êxito nas ações. Nesse caso não há conflito entre as duas partes. “Porém, pensar a Razão contra a afetividade é problemático, porque então dever-se-ia, de alguma forma, dotar a razão de algum poder semelhante ao da afetividade, ou seja, reconhecer nela a característica de móvel, de energia.” (LA TAILLE, 1992) Na sala de aula é preciso trabalhar com a afetividade, para formamos seres mais humanos, e isso só é possível pela vivência desses sentimentos.
Por tanto, é no espaço escolar que deve ser refletidas as ações e atitudes de intolerância e agressividade que vivenciamos na sociedade e que são representadas entre as crianças. Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida), a
criança passa por diversas etapas físicas, mentais, sociais e emocionais, que
são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na formação e
desenvolvimento de sua personalidade, tornando-a um indivíduo único.
Desta forma, a escola deve ser um espaço de construção e reconstrução de saberes e valores, numa dimensão transformadora e motivadora, na busca de se formar jovens mais conscientes de sua real importância na sociedade atual que apresenta tantas pessoas individualistas.
2 – OBJETIVO GERAL:
Despertar no aluno a importância do afeto com as pessoas. Que ele compreenda que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso respeitar e valorizar ao próximo.
3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar equilíbrio nas relações, apresentando atitudes de cooperação e aceitação perante os demais colegas;
Demonstrar capacidade de compartilhar e cooperar com o grupo;
Demonstrar equilíbrio nas relações, apresentando atitudes de cooperação;
Demonstrar carinho e afeto pelos adultos e outras crianças;
Confeccionar mensagens de afetos para os idosos que residem no asilo do município;
Visitar os idosos e levar carinhos aos mesmos;
Analisar a importância da afetividade para vida de um idoso;
Confeccionar kits (escova de dente, sabonete, cotonete, algodão, creme dental) para oferecer aos idosos nas visitas.
4 – JUSTIFICATIVA:
A ideia surgiu da necessidade que estamos encontrando de trabalhar a afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na nossa vida, partilharmos sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro pensa, transformando a ação educativa em um ato de afeto e carinho. A partir de tudo isso, esse projeto foi estruturado para que haja integração maior entre os alunos, uma vez que, esta turma é de alunos repetentes já há alguns anos, e os mesmos não apresentam afeto para convivência em grupo.
5 – METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido pelos professores responsáveis pela sua elaboração, sendo reservadas duas semanas por bimestre para a execução do mesmo. As atividades a ser desenvolvidas são:
Elaboração de mensagens pelos alunos para oferecer aos idosos;
Confecção de kits para ofertar nas visitas;
Visitação ao asilo do município;
Debate em sala de aula sobre a experiência vivida nas visitações.
6 – AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em todas as etapas do projeto, tanto nas atividades realizadas em sala de aula como nas visitações. A nota do projeto será a critério de cada professor.
7 – CRONOGRAMA:
DATA/ ATIVIDADE
1º BIMESTRE
1ª semana de abril
Elaboração de mensagens e Confecção de kits de higiene pessoal.
2ª semana de abril
Visitação ao asilo.
2º BIMESTRE
1ª semana de junho
Elaboração de mensagens e Confecção de kits contendo frutas.
2ª semana de junho
Visitação ao asilo.
3º BIMESTRE
1ª semana de abril
Elaboração de mensagens e Confecção de kits para um café da tarde.
2ª semana de abril
Visitação ao asilo.
4º BIMESTRE
1ª semana de novembro
Elaboração de mensagens e Confecção de cesta natalina.
2ª semana de novembro
Visitação ao asilo.
3ª semana de novembro
Debate em sala de aula sobre a experiência vivida.
8 – BIBLIOGRAFIA:
http://www.tecnologiadeprojetos.com.br
www.facaparte.org.br
www.conhecer.org.br
HORA DE SE EMOCIONAR E SEGUIE O EXEMPLO.
OBSERVE AS FOTOS.
Alunos visitando o asilo São João Batista em São joão da Barra.
Estamos esperando sua visita!
O sol ajudou nesta visita!
Não pode ser forçado... Tem que ser espontãneo...
Parabéns 602 - vencemos as lutas com afeto e compreensão.
Gostei de estar com eles- olhe meu sorriso!
Esta foto me fez chorar... Uma dando carinho a outra...
Nós dentro do asilo.
Esta vai ficar para a posteridade.
Que bom que você trouxe estes alunos, Vírginia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário